Playstation 2, o segundo console de videogame da Sony, foi lançado em 2000 e explodiu em sucesso no mundo todo rapidamente. Além de trazer o nome Playstation, que há alguns anos já era considerado o melhor videogame do mercado, esta segunda versão não ficava atrás da primeira, e também dava um banho de superioridade na concorrência.
O sucesso do console foi muito superior ao dos concorrentes Game Cube e Dreamcast, que juntos venderam menos de um terço do número de unidades de Playstation 2 vendidas mundialmente. Dominando todo o mercado, o console logo tornou-se extremamente popular.
PCSX2 é um emulador de Playstation 2 que visa permitir aos fãs do videogame jogá-lo no computador. Entretanto, para poder utilizá-lo é necessário ter em seu computador o arquivo da firmware do videogame.
Como a firmware é o que identifica o videogame, e cada console vem com sua própria firmware, um usuário só poderá ter em seu computador a firmware relativa ao console de sua propriedade. Manter firmwares de consoles alheios em seu computador consiste crime de pirataria com punição prevista na legislação.
É hora de matar a saudade de jogos altamente pixelados, mas também altamente divertidos, com este que é um dos melhores emuladores para Genesis, Mega-Drive, Sega-CD e Mega-CD. Segundo os desenvolvedores, cerca de 95% dos jogos desses consoles podem ser rodados sem problemas (pelo menos problemas perceptíveis) em computadores com Windows95/98/Me/2000/XP.
Um dos grandes atrativos deste emulador são os diferentes modos de vídeo. A exibição dos jogos pode ser em tela cheia ou em janela. Em tela cheia, os menus são escondidos, podendo ser acessados com o botão direito do mouse. O Gens também suporta vários modos diferentes de renderização (nem todos podem ser utilizados dependendo de sua placa devídeo). Veja os modos de renderização que o Gens oferece:
Normal – o aspecto original do jogo, altamente pixelado.
Double – dobra o tamanho da tela.
Interpolated – interpola todos os pixels. Este processo remove os quadrados típicos de gráficos antigos.
Scanline – imita as linhas comuns em muitas telas. Há também os modos 50% e 25%, os quais aplicam este efeito parcialmente.
Interpolated Scanline – união desses dois modos.
2xSAI – este é o modo mais avançado graficamente, o qual aumenta a qualidade da imagem, mas exige um processador com alta capacidade.
Áudio
Há também diversas configurações para áudio. O padrão é 22050 Hz, mas é possível aumentar a transmissão para 44100 Hz, o que é bastante indicado para jogos de Sega-CD e Mega-CD. Se você tem um computador limitado, experimente diminuir essa frequência para 11025 Hz. Já se você quer desfrutar o máximo do áudio, experimente o modo de alta qualidade. Ele exige um bom processador, mas o áudio torna-se o mais nítido possível. Há também um modo com DAC aprimorado. Este modo melhora o áudio de alguns games específicos – como Street Fighter 2.
Este emulador também suporta imagens de CD nos formatos BIN, ISO e RAW com áudio em MP3. Esses arquivos devem estar no mesmo diretório da imagem e com o mesmo nome, seguido por o número da faixa.
Jogos por rede
Um ótimo diferencial do Gens é a possibilidade de jogar pela internet ou por uma rede local através do cliente Kaillera. Todos os jogadores envolvidos precisam utilizar um jogo cujo nome do arquivo seja igual para todos. Basta acessar a janela de configuração do Kaillera para listar todos os servidores ativos. Você pode acessar um jogo em andamento ou criar o seu próprio servidor. O Kaillera lista os jogos que você tem, bastando que você escolha um para começar.
Menus
Gens é um emulador altamente configurável. Várias opções estão disponíveis nos menus. Veja quais são:
File - é o menu para carregamento de jogos ROMS e imagens e jogo por rede. É também o menu para salvar e carregar jogos salvos.
Graphics - configurações gráficas, onde é possível alternar entre tela cheia e janela e ativar recursos como VSynch, ajuste de cores, renderização, frames, etc.
CPU - detalhes de processamento, como país do console e Reset.
Sound - configurações de áudio, como frequência, canais, modos.
Options - opções gerais para joystick, diretórios, arquivos.
Controles padrão
Jogador 1
Jogador2
Se você sempre quis jogar os games do PlayStation (conhecido também pela sigla PSX), mas nunca pôde pois não tinha o console, chegou sua chance. Com o ADRIPSX você poderá jogar a maioria dos jogos do PlayStation no seu computador!
Para Emular Um Rom
Um emulador é um programa capaz de simular um processador (como o dos videogames) no computador. Hoje em dia, certos emuladores são capazes de rodar jogos melhores, até mais do que a plataforma original, por conta dos recursos disponíveis.
A palavra ROM deriva da expressão inglesa Read Only Memory (memória apenas de leitura) e freqüentemente é usada para apontar outros dispositivos apenas de leitura. O ROM aqui é uma imagem do cartucho ou CD original, criada para ser executada nos emuladores. Popularizaram-se muito com os primeiros consoles por possuírem uma programação extremamente simples.
Para poder utilizá-lo é necessário ter em seu computador o arquivo da firmware do videogame. Como a firmware é o que identifica o videogame, e cada console vem com sua própria firmware, um usuário só poderá ter em seu computador a firmware relativa ao console de sua propriedade. Manter firmwares de consoles alheios em seu computador consiste crime de pirataria com punição prevista na legislação.
Aviso Importante
No Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de um backup de CD ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza o CD no computador somente como cópia de segurança do jogo original.