Aurélio
O Aurélio é um dos dicionários mais conhecidos e respeitados do Brasil, trazendo anos e anos de história para dentro de suas páginas. Portanto, nada melhor do que trazer o “pai dos burros” também para dispositivos móveis, para que você possa consultar o conteúdo a qualquer momento, de forma mais simples e fácil.
A versão Lite do Aurélio conta com mais de 30 mil verbetes e locuções diferentes para você pesquisar, bastando digitar aquela palavra e aguardar os resultados. Organizado tradicionalmente em ordem alfabética, você só precisa rolar a página para visualizar todas as entradas que se iniciam com aquela letra específica, facilitando uma busca mais geral.
Para buscas específicas, é só digitar o verbete ou apenas as letras iniciadas ou terminadas com determinada sequência, encontrando todo o significado daquela dúvida que tenha surgido. Além disso, o complemento traz todas as conjugações possíveis de verbos em uma tabela extremamente organizada, facilitando a consulta.
Caso você queira salvar palavras específicas, o Aurélio traz um histórico completo e a opção de inserir qualquer verbete nos favoritos, para acesso ligeiro ao que há de melhor por ali. A interface limpa, organizada e simples de usar certamente vai agradar você e quem mais precisar, sanando qualquer tipo de dúvidas que possam surgir.
O Aurélio Lite também conta com o botão “Loja”, no qual você pode adquirir a versão completa com mais de 450 mil verbetes e locuções inclusas, caso tenha gostado de usar a versão gratuita. Este aplicativo corresponde à sétima edição revista e atualizada do minidicionário.
O Opera Mini Web browser é considerado a melhor alternativa para quem deseja fugir do Safari nos gadgets da Apple. Não é à toa que ele é o aplicativo para iOS com mais downloads no Baixaki. Agora, o browser recebe diversas atualizações, ficando ainda mais completo para seus usuários.
O Opera Mini Web browser traz uma interface bastante limpa, facilitando a navegação. Os tons escuros têm a intenção de deixar o navegador com um aspecto mais moderno, semelhante à versão para desktop. Os botões e comandos ficam todos à mão, tornando o acesso a páginas ainda mais rápido.
Ao abrir o navegador, já é possível visualizar a primeira ferramenta exclusiva do Opera Mini Web browser: tanto na versão para iPad quanto para iPhone, o navegador conta com uma página inicial que leva os seus sites favoritos. Você pode, por exemplo, incluir o Baixaki em seu painel e acessá-lo com mais praticidade diversas vezes por dia.
Para usar a navegação por abas, basta selecionar o botão presente na base (iPhone) ou no topo da tela (iPad), representado por dois quadrados e o número de abas abertas. Ao contrário de seu principal concorrente, Safari, com o Opera Mini Web browser não é necessário sair da página para visualizar as abas: ativando a ferramenta, um painel se abre, exibindo as páginas lado a lado. Não existem limites para as abas, você pode abrir quantas quiser!
Ao lado superior direito da tela, você encontra uma barra de pesquisa rápida para o Google, enquanto o botão que leva o ícone do navegador conta com diversas ferramentas que podem facilitam a navegação. Você pode adicionar marcadores, salvar sites para consulta offline, buscar palavras na página aberta ou compartilhar conteúdo com seus amigos no Facebook ou Twitter.
Além disso, o Opera Mini Web browser ainda conta com opções de salvamento de senhas, menu de toque longo (que possibilita a abertura de páginas em novas abas, entre outros). Caso você seja usuário da versão para desktop, ainda pode sincronizar seus favoritos diretamente pelo aplicativo.
O Facebook for iPhone é o aplicativo que disponibiliza a rede social Facebook em seu iPhone, para você estar sempre ligado nas novidades de seus grupos, páginas e amigos, bem como para ler mensagens e até mesmo utilizar o chat interno da aplicação. Com ele você também pode carregar suas fotos a partir de seu iPhone.
Depois de instalado, você precisa efetuar login na rede do Facebook para utilizá-lo e é necessário possuir uma conta de usuário ativa para tal. O processo é muito semelhante ao efetuado no computador: basta informar seu email associado à conta e a senha cadastrada. Feito isso, o aplicativo abre diretamente na parte de atualizações.
O menu principal do aplicativo disponibiliza as áreas de “News Feed” (Atualizações), “Profile” (Perfil), “Friends” (Amigos), “Inbox” (Caixa de Entrada), “Chat” (Conversação), “Requests” (Solicitações de amigos), “Events” (Eventos), “Photos” (Fotos) e “Notes” (Anotações). Todas estão relacionadas com as mesmas funções exibidas pelo serviço.
“News Feed” exibe exatamente as últimas novidades de cada categoria. O “Profile”, assim como na web, está dividido em três categorias: “wall”, “info” e “photos”. Pressionando qualquer um dos botões, você abre a tela da respectiva categoria. As páginas de perfil estão bem sincronizadas, exibindo exatamente como ele se encontra no serviço web.
A funcionalidade de amigos exibe todos os contatos adicionados ao seu perfil e, caso eles tenham preenchido o telefone entre suas informações, você pode fazer ligações diretamente a partir desta seção. Você pode atender a novas solicitações de amigos a partir da função “Requests” na aplicação.
O processo de reconhecimento e aceitação funciona da mesma forma como no serviço web. As demais funções disponíveis (inbox, chat, events, photos e notes) têm seu funcionamento bem simplificado, e a utilização não é diferente daquela feita a partir de seu navegador.
Com a versão para iPad, o Facebook traz todas as ferramentas já vistas na tela do computador para o tablet. A navegação é dividida entre a barra superior, em que você pode encontrar as solicitações de amizade, mensagens e notificações, e a barra lateral, onde ficam todas as outras ferramentas da rede.
Para acessar a barra lateral, você tem duas opções: deslizar o dedo na tela,
Assim que a AppStore do iPhone foi lançada não foram poucos os programas que apareceram com possibilidades de comunicação instantânea. Alguns deles até compatíveis com o MSN, mas com a necessidade de criar contas em outros serviços. Pensando nos usuários de iPhone, a Microsoft lançou o Windows Live Messenger para o aparelho portátil.
Comunicação pelo MSN no iPhone
Assim como no aplicativo para PC, a primeira coisa a se fazer ao abrir o Windows Live Messenger é digitar seu usuário e senha. É possível marcar uma caixa para salvar sua senha para facilitar, caso você use o aplicativo com muita frequência.
Logo que você faz login é perceptível que o programa é atualizado para funcionar como a nova versão do MSN para PCs, pois tem toda a "parte social" integrada ao aplicativo. No topo da tela fica sua foto e mensagem pessoal com um ícone para acessar o email diretamente pelo aplicativo (o que facilita bastante).
As novidades de seus contatos e amigos do Live Space aparecem em "Social", como atualizações de fotos e mensagens pessoais. Você pode escolher para ver destaques ("Highlights"), modificações recentes ("Recent"), suas atualizações ("Me") e fotos ("Photos").
Batendo papo
Em "Friends" é possível ver separadas por grupos todas as pessoas que estão em sua lista de contatos, independente do status estar offline ou online.
Você pode começar a conversar com qualquer um ao pressionar sobre o nome do contato. Há um espaço para digitar a mensagem na parte de baixo da tela como quando você manda uma SMS.
Também é possível enviar emoticons com os mesmos códigos do programa para PC ou clicando no ícone do lado direito do campo de mensagem. Se você desejar, pode enviar fotos que estão no "Rolo da Câmera" ou tirar uma na hora. Antes de enviar a foto para o contato é possível aplicar vários efeitos diferentes, como tonalidades de cores variadas.
Conforme você abre novas mensagens elas aparecem dentro da aba "Chats", com um aviso caso você receba algo. É possível fechar qualquer conversa ao deslizar o dedo para o lado sobre um dos contatos dentro dessa área ("Chats").
Se você estiver bem integrado à rede social do MSN a ponto de armazenar fotos no local, pode usar a opção "Photos" e enviar qualquer conteúdo que estiver no "Rolo da Câmera" para o Live Space. A opção também mostra todas as imagens que já foram enviadas anteriormente, separadas pelos álbuns criados.