KODU Game Lab é um excelente aplicativo que vai realizar o sonho de muitos usuários: criar seu próprio game tridimensional. A melhor parte disso tudo é que você não precisa editar uma linha sequer de código, tudo é feito utilizando ferramentas bem práticas e didáticas.
Embora ainda esteja na versão Beta, o programa se mostrou muito estável e com poucos bugs a serem arrumados até o aplicativo final. É possível criar jogos desde o começo ou finalizar alguns colocados como demonstração. Se você sempre quis brincar com desenvolvimento de games, não pode deixar de conferir.
Instalação e requerimentos
Antes de instalar o KODU Game Lab em seu computador é preciso que dois aplicativos estejam presentes na máquina: o XNA Framework e o .NET Framework 3.5, ambos também da Microsoft.
Com estes programas funcionando corretamente, a instalação do KODU Game Lab se torna muito simples e não exige nenhuma configuração avançada. Só é preciso ficar de olho na pasta em que o programa será instalado, pois isto pode interferir em algumas configurações no futuro.
O PROGRAMA
Interface do aplicativo
A própria interface do KODU Game Lab lembra um jogo tridimensional, trazendo um novo conceito de interatividade com o usuário. Efeitos visuais e sonoros não vão faltar nos menus e janelas de configurações do programa.
O acesso às funcionalidades do programa é dividido entre o teclado e o mouse. Para o usuário não ficar perdido em meio a tantos comandos e atalhos, uma lista completa com todas as teclas e suas respectivas funções é exibida no topo da janela principal do KODU Game Lab, além de várias telas com dicas e sugestões.
Como utilizar
O primeiro passo na utilização do KODU Game Lab é escolher entre começar um jogo do zero ou editar algum que já esteja presente no banco de dados no programa. Ter ideia da temática que o game vai seguir também ajuda muito na hora de construir cenários e personagens.
A tela de edição do programa é muito simples e fácil de utilizar. Na parte inferir da janela há uma pequena barra de ferramentas com tudo o que é necessário para todos os itens de um jogão, desde personagens e cenário até animações e funções.
Para editar as configurações de um personagem já criado, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher uma entre as opções mostradas.
Os personagens são, sem dúvida, a parte principal de um jogo, mas para que possam pular, correr, atirar, se movimentar e interagir com o cenário é necessário programar eles. Com o KODU Games Lab é possível fazer isso sem mexer com uma linha de código sequer.
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o personagem e escolhendo a opção “Program” (programar) o usuário tem acesso a uma tela que possibilita adicionar todo e qualquer movimento ou decisão a ser tomada por um personagem.
A programação segue o estilo “When... do...” (quando... faça), ou seja, você determina o que o personagem deve fazer quando ocorrer algum evento. Por exemplo:
Quando: a tecla direcional (para esquerda) do teclado for pressionada
Faça: ande para a esquerda.
Há uma lista com todos os movimentos e ações possíveis que o personagem pode ter em um jogo, basta escolher um dentre os itens e criar a combinação que desejar. Solte a imaginação e se divirta criando seu próprio game!
Muita gente não sabe, mas uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de jogos atualmente é gratuita. Unity Engine é um motor gráfico poderoso e bastante fácil de utilizar, que se destaca pelos games em 3D que rodam direto do navegador. Experimente esta ferramenta, quem sabe você não se torna mais um desenvolvedor de jogos?
Caso você já tenha jogado algum game em 3D pelo navegador, é possível que já tenha experimentado a Unity. Mas além de jogos web, a engine cria projetos para Windows, Mac, iOS e até mesmo para sistemas Android. De um modo geral, os games desenvolvidos com a Unity são leves e contam com uma boa qualidade gráfica.
Ao contrário de outras engines, no editor da Unity você vê exatamente o que você o que será exibido na tela do jogo. Caso queira experimentar o projeto em tempo real, clique no botão de “play” para que uma simulação do jogo se inicie. Depois de concluir o trabalho, basta uma única ação para que você exporte o trabalho para formatos web, Windows ou Mac.
Como todo motor gráfico, a Unity conta com uma série de bibliotecas que auxiliam na composição de games. Por exemplo, a ferramenta conta um método “First Person Shooter”, basta arrastá-lo para a área do editor para que seu game incorpore toda a movimentação e a câmera de um jogo em primeira pessoa. Para adicionar as leis da física a um modelo 3D, você precisa apenas selecionar a opção “Rigid Body”.
Além de contar com formas básicas, a Unity permite que você importe modelos de outros editores como o Autodesk 3D Max. Para auxiliá-lo na criação de mapas, o motor gráfico oferece um editor de cenários com ferramentas para terrenos, águas e até florestas. O editor conta com o apoio de scripts que reconhecem tanto linguagem Java e C#.
Antes de usar o editor, você precisa registrar o programa. A licença mais simples é completamente gratuita e permite até que você distribua seus jogos livremente. Porém, alguns de seus recursos são limitados como a texturização avançada de imagens, efeitos de sombras e água realista.
Também não é possível distribuir seus jogos para formatos iOS e Android, mas apenas web e desktop. Seu projeto pode até ser comercializado com a versão free, mas ganha um ícone da engine.
Para executar os jogos desenvolvidos com a Unity Engine, você precisa ter o Unity Web Player instalado.